Criei meu primeiro blog em 2006, no auge do meu amor de fã pelo RBD. Na época, usava o zip.net, o sistema de blogs da Uol. Foi por causa desse primeiro contato com o mundo dos blogs que comecei a gostar do Photoshop e a mexer nessa ferramenta que não largo até hoje.
Porém, na época, eu comecei por mim mesma, sem ajuda do Google nem para escolher o nome. Não sabia nada, nem mesmo o básico para divulgar um blog. Eu era tão iniciante nessa atmosfera que errei em tudo: nome, layout, cores e, principalmente, conteúdo.
Algumas dicas vieram com o tempo e muitas delas eu aprendi sozinha. Hoje, com um blog bem diferente do que eu tinha em 2006, vejo muitos outros blogueiros cometendo os mesmos erros que eu. Então, se você anda insatisfeito com o número de visitas, comentários e leitores no seu blog, que tal dar uma olhada nas dicas? Às vezes uma coisinha boba interfere bastante no resultado!
A escolha do nome
É a parte mais difícil e que vai te acompanhar por toda a vida do seu blog. Escolher um nome para seu espaço é tão importante quanto o conteúdo que vai abordar. Por isso, é essencial que você use alguma palavra chave que deixe subentendido o que o leitor vai encontrar ao entrar no seu blog.
Quando resolvi deixar o #PPC e vir para cá, queria um nome que fosse diferente, mas que mesmo assim, ainda transmitisse a ideia do blog. Inventei tantos nomes que foi super difícil escolher o Julie de batom. Então, resolvi trazê-los para ajudar e/ou inspirar vocês, se precisarem. Olha a lista:
Legenda: @ disponível no Blogger / @ disponível no zip.net
@ Ate meia noite
@ Garota de óculos
@ Pelos dezoito
@ Inicio de conversa
@ Puts sou de maior
@ Atingi os dezoito
@ Melhor se apressar
@ Adulta de lacinho
@ Devolve meu gloss
@ Qual eu levo?
@ Deixei o tênis
@ Acho que deu certo
Criando o nome
Na hora de inventar o título do seu blog, nem tudo é válido: muitas coisas interferem na divulgação e na popularidade dele lá pra frente. Entre elas:
Nomes em outros idiomas: Você entende inglês, sua amiga entende inglês. Mas e a amiga da sua amiga? E a garota da escola que gosta de blogs? Nem tudo mundo conhece outros idiomas, então sempre é aconselhável a ficar com o Português, mesmo. Além de ser mais fácil para lembrar, o nome do blog se torna mais claro, assim como o conteúdo dele.Se for usar alguma palavra de outra língua, que seja uma fácil e curta, como Just Lia.
Letras repetidas: Aí não é problema de escrita ou fala, mas sim de estética. Imagina um blog com o nome eu e o espelho. Ok, legal. Agora junta tudo isso: eueoespelho. Viu quantas letras e tem no link? Além de ser estranho, ainda confunde o leitor.
Fora do tema: Escolher o nome é dar uma síntese do seu blog para o visitante. Por isso, nada de colocar um nome apenas porque é legal ou porque foi o único que pensou.
Fuja do comum: Pense em um nome exclusivo e único. Já vi vários blogs bons por aí, mas que tem nomes parecidos com outros. Isso faz o leitor pensar que, de cara, você já está copiando outro. Por isso, tente fugir dos "Just fulana", "Depois dos vinte", "Passei dos quinze", "Le blog de fulana", entre outros.
Use seu nome... Com moderação: Usar o nome do blogueiro no blog nem sempre é ruim. Quando combinado com alguma palavra diferente, fica único e legal. Mesmo assim, tenha consciência: nomes como "mundo da fulana", "pensamentos da fulana", "coração da fulana" são bem batidos. Ah, e se você tem um nome diferente, aposte: a Karol com K, da Capricho, fez isso e deu super certo!
Pré definidos: Garota fashion, menina mimada, mundo da maquiagem, amo acessórios, guia de estilo, mundo fashion... São nomes que sempre vemos por aí, com poucas alterações. Criar um nome diferente e único torna seu blog especial, e não "comum".
Dando um jeitinho: Se o nome que você escolheu está indisponível, não dê "jeitinhos" para ficar com ele. Imagina um blog chamado "Muuuuundo da Julie". Vocês iam lembrar de quantas letras u tem aí? Acho que nem eu! A dica é: procure sinônimos. Munda da Julie não deu? Tenta "Universo da Julie", "Espaço da Julie", "Galaxia da Julie". Qualquer coisa, desde que não tenha trezentas letras iguais, viu?
O conteúdo do blog
Com o nome pronto e o tema escolhidos, agora é hora de separar os primeiros conteúdos do blog. Prepare alguns posts no Word, com toda a estilização feita. Mas lembre-se: sem cópias. Não existe nada pior do que ver um post repetido em blogs diferentes. Além de ser horrível para o blogueiro que perdeu tempo montando aquelas dicas, quem copia ainda fica com fama de copy-cat #fail.
Não espere outros blogueiros falarem do assunto antes de você. Viu uma nova tendência no LookBook? Encontrou uma peça diferente na vitrine? Escreva sobre. Assuntos "novos" sempre atraem a atenção do leitor, principalmente quando ele pesquisa no Google!
Ah, vale lembrar que é super importante escrever certo. Esqueça as abreviações: tenha seu blog como uma revista, um livro ou um jornal que você está montando. Você leva bem mais a sério quando se compromete com o que faz. Se tem dificuldade com alguma palavra, use o Google: não é vergonha nenhuma e todo mundo utiliza essa ferramenta!
O layout do blog
É a parte que adoro! Sempre que tenho alguma ideia, desenho numa folha, monto um modelo no Photoshop e fico me coçando para colocar no blog. Sou louca por edição desde que usei o PS pela primeira vez.
Toda vez que mudei o look do #PPC, vários leitores comentavam que gostavam e até queriam saber o segredo para um design legal.
Não é bem um segredo, mas sempre que vou pensar em um novo layout para o blog, tento colocar o que combina comigo naquele momento. É como se eu colocasse meus sentimentos num banner. Se quer algo mais haver com o conteúdo, junte imagens que falem por si. O blog fala de maquiagem? Faça um banner com vários itens. Fala de sentimentos? Use uma foto ou desenho de uma garota. A criação flui melhor quando já sabemos o que queremos fazer, então crie um modelo numa folha de papel, com as posições do menu, das imagens e das colunas. Funciona demais!
Pra quem não se entende com programas de edição, tente praticar. No começo, eu criava coisas absurdas, com cores horríveis e recortes de imagens mal feitos. Hoje, com a prática, consigo fazer mais criações em um tempo menor, até. Tudo depende da sua força de vontade. E vale ressaltar: aprendi tudo sozinha e com alguns tutoriais que encontrava no Google quando queria criar algo diferente.
Já na parte da codificação é que pesa: xHTML, HTML e PHP são as principais linguagens no mundo dos blogs. Por sorte, o Blogspot e o Zip.net utilizam os dois primeiros, que são bem mais fáceis. O Wordpress trabalha com PHP, que é mais complicado. Como na edição, também aprendi sozinha durante esses anos. Pra quem tá começando, procura ler artigos e fazer coisinhas básicas. O W3schoolsensina tudo, desde o HTML (marcação) até o CSS (estilo da página).
Blog criado: é hora de divulgar!
Antes de tudo: entre nas redes sociais. Faça Orkut, Facebook, Twitter, Formspring, Tumblr... Tudo que deixe você mais perto dos leitores. Crie contas especiais para seu blog, assim todos saberão onde te encontrar.
O mesmo serve para a conta de e-mail: com o tempo, os visitantes se apegam ao blog - e a você, também! - e começam a mandar recadinhos, perguntas e sugestões. Por isso, é importante ter um e-mail especial para isso. E lembre-se: seja ativo na caixa de entrada!
Com tudo criado, agora é hora de seguir e adicionar. Comente nos seus blogs favoritos, adicione leitores de outros blogs e apresente o seu. Seja gentil, não "obrigue" ninguém a ler. Envie algum scrap falando sobre algo no seu blog, divulgue no Twitter, conte para os amigos... Tudo isso vale! Só não faça ctrl+c, ctrl+v e saia por aí com o mesmo comentário: "Amei seu blog, visita o meu?" Isso é horrível e nenhum blogueiro curte!
Dê tempo ao tempo
Nenhum blog fica famoso do dia pra noite, lembre-se disso. É preciso muito esforço, muitas horas em frente ao computador, muita pesquisa e, principalmente, muita paciência. Sempre vai dar aquela ansiedade de ver o número de visitas, comentários e seguidores subindo, assim como sempre vai dar aquela raivinha de não sentir diferença.
Não deixe nada te abalar: se realmente gosta do que faz, continue. Se tem um leitor ou milhões deles, trate todos do mesmo jeito: são eles que vão até seu blog saber o que está sentindo ou a dica do dia. Respeite todos: eles merecem, viu?
Quanto as criticas...
Sempre vai ter alguém para criticar todo seu esforço. Se não sabe lidar com esse tipo de pessoa, ignore, apague o comentário e siga em frente. Todo mundo passa por momentos assim e, como sempre dizem, "nem Jesus agradou a todos".
Depois desse guia super básico, espero ter ajudo quem está começando ou quer recomeçar. Qualquer dúvida, respondo nos comentários ou guardo para um post futuro, ok?
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