26.11.15

Saúde: Quero correr!


É uma vontade que a maioria das pessoas têm, mas não coloca em prática: Ser mais saudável! A gente tenta mudar a alimentação e, na pressa de perder aqueles quilinhos extras, logo começa uma dieta maluca. Ou faz matrícula na academia, mas depois de uma semana abandona o treino. Não é fácil, não!

Eu confesso que já comecei e parei tudo isso, diversas vezes. Nesta última, até que estou reagindo bem, comendominha ração meu arroz integral todos os dias e indo na academia quatro vezes na semana, sem roubar nos treinos! Mas se tem uma coisa que eu adoraria fazer é correr. Vejo as pessoas correndo como se não houvesse amanhã, pisando “maciamente” no chão e penso: Por que eu não tento? (Já tentei e quase morri de falta de ar, haha!)

Conversei com a linda Caroline Parpinelli, que corre há quatro anos (e faz academia há sete, viu gente?) e ela me deu várias dicas bacanas para conseguir atingir esse objetivo. Ela começou o esporte por sentir necessidade de ter algo mais prazeroso, que te submete a alcançar novos objetivos. Na corrida, por exemplo, ela me contou que o objetivo é correr um quilômetro a mais ou reduzir o tempo que você faz nos quilômetros que você está acostumada. O objetivo dela já foi alcançado, de correr 10 quilômetros (pasme!!!), mas agora ela quer mais: Correr os 10km em menos de uma hora. Haja fôlego, hein?!

“Como é algo que demanda esforço físico e mental, precisamos ir nos acostumando com o tempo. Para alcançar os objetivos, não basta só cuidar do físico, mas também da mente. Muitas vezes seu corpo aguenta, mas sua mente insiste em dizer que não. É um trabalho mental e corporal!”, diz Caroline.


Se você quer começar a correr, fique atenta às dicas que a nossa querida passou:

1 - Primeiramente busque instruções de um profissional da área, não é simplesmente sair correndo por aí! 
2 - Faça um fortalecimento muscular para evitar lesões e ajudar na resistência física. Comece correndo 100 metros e andando 200, e com o tempo vai aumentando a distância da corrida.
3 - Não corra desesperadamente como quando precisamos atender o telefone! Hahaha É uma corrida leve, com velocidade constante.
4 – A evolução vem com o tempo, nada de um dia para o outro. Quando menos perceber, você estará amando a corrida e aí serão muitos km que entrarão pra história!

12.11.15

Ser mãe


Nunca escondi de ninguém minha paixão por crianças. Até porque, mesmo se eu não admitisse isso, elas mostrariam. Todo lugar que vou, tento conquistar o coração de algum baixinho. E as pequenas princesas então? Morro de amores. 

Talvez esteja precipitada em contar os dias para a minha vez. Tenho mil curiosidades sobre a gestação, o parto, a criação, mas só terei a satisfação completa quando chegar a minha hora. Pode dizer que meu peito vai cair, vou engordar, minhas noites de sono vão desaparecer... Só de ter um rostinho igualzinho ao meu, misturado com o do amolly, eu já esqueço de todo o resto.

Posso estar errada, mas acredito que o ápice de ser mulher é o momento da maternidade. Gerar uma vida, ter um grãozinho de feijão respirando junto com você é incrível. E o barrigão então? Vou desfilar com ele por aí, fazer muito carinho, conversar com ele, ô coisa linda!

E só pra esclarecer, não, eu não estou grávida e isso também não está nos meus planos dos próximos 5 anos. Primeiro mamãe e papai tem que fazer dinheiro, carro e casinha. Depois o bebê pode chegar, pra completar de vez esse amor imenso e essa mulher babona!

Humana


Segundo as normas de boa cidadã, devo ser paciente, educada, política e sorridente. Nunca falar palavrão, besteira e até mesmo a opinião. Complica ainda mais se eu disser o que penso e criar desafetos apenas por não concordar com o discurso alheio. Ah, tão fácil ser "boa cidadã". 

Entretanto, como queijo não é goiabada, o que é bom para os outros, pode não ser pra mim. E eu, como boa cidadã que sou, falo palavrão, besteira e se não quiser sorrir, simplesmente não sorrio. Perco a paciência com o trânsito, com a vida. Com gente lerda, burra e dona da verdade. Ah, claro, e sou a minha dona da verdade tantas vezes...

Escuto pop, rock, emo, samba. E não tente me encaixar em um estilo que eu não vou gostar. Dou risadas de piadas machistas e nem por isso me desvalorizo por ser mulher. Sei das trilhões de atividades do dia, mas de vez em quando, tiro aquele cochilinho esperto durante a tarde. Me preocupo com os problemas mundiais, mas antes de tudo, me preocupo com o que está embaixo dos meus próprios olhos como o cachorro da rua passando fome. Sou boa cidadã, sendo humana. Apenas.

Querido coração 3.0


Querido coração, 

Você se lembra quando em Setembro de 2012 eu escrevi sobre encontrar alguém que te faça feliz? E lembra também que em Junho de 2013 eu escrevi um texto falando que havia encontrado o moço que te faria eternamente feliz? Pois então vamos falar sobre a pior parte!

Você simplesmente conseguiu duas proezas na vida dele, fazer ele o homem mais feliz do mundo, porém o mais triste também, mas você assim como eu sabemos que ele estava coberto de razão então não iremos transforma-lo em um mostro pelo nossos erros, porque sabemos que ele não é. 

Porém mesmo sem ser a obrigação dele, ele ainda cuida de você,  quer te ver bem e te faz feliz, mesmo não estando mais ao seu lado, então simplesmente o guardamos em um cantinho do peito onde ninguém irá apaga-lo ou vê-lo, um cantinho só dele, guardou suas recordações em uma caixa e selou ela, tacou debaixo da cama e deixou suas memorias trancafiadas para que ninguém as veja além de nos caso um dia bata saudade de algo. E pra ficar gravado pra sempre até homenagem em nome do moço você fez em si próprio.

Mas oque eu mais acho engraçado meu querido é essa sua mania de não querer parar queto! Oito meses já foi o suficiente pra você criar assas e voar de novo, até que em um desses seus voos encontrou outro moço pra cuidar de você! Ele apareceu por a caso ou já estava escrito sua vinda em algum lugar? Não sei mas foi tudo de repente! 

Do nada em um dia chato de trabalho você começaram a conversar, e do nada um dia vocês ficaram e logo os dias foram se passando e ele  só foi ganhando espaço fazendo com que você coraçãozinho se sentisse melhor. Sim, e ele surgiu novamente em um momento onde você não queria ninguém por perto, sim eu sei disso, mas você sabe não deu pra resistir, e venhamos e convenhamos ele te faz mais feliz do que você imaginava que ele ia fazer.

Eu sei que estou te expondo e te arriscando novamente, mas se eu não tentar como saberemos se ele será o moço que irá permanecer pra sempre com você? Então deixa eu arriscar sem medo de ser feliz, só continua fazendo o seu papel de deixar ele chegar e invadir cada pedacinho em branco seu, deixa ele arriscar em escrever uma nova historia, deixa com ele, que ele irá da sentido a tudo!

Ele te mostrou que na verdade quem precisa de mais atenção e carinho é ele e não nós, e por conta disso nos apaixonamos pelo seu sorriso bobo, pela forma que ele nos trata, pelas coisas carinhosas que ele fala e ate mesmo pelas suas reações a ser surpreendido por um beijo mandado pelo outro lado do corredor.

E hoje com seus sentimento mudados pelo moçinho você até deixa escapar as vezes um eu te amo, e por causa dele até quebrou sua promessa, então agora só resta esperar que ele te aguente pra sempre!

Ele te pegou surpresa hoje quando perguntou oque chamou sua atenção nele, ficamos sem jeito de responder então respondemos não sei, mas nós sabemos, vimos pessoas nele, ele tem um pouco de Lucas e muito de Allan, mas o principal ele é Raphael, é a melhor e a pior parte de cada um, mas é também oque faltava nós dois, ele acaba se tornando perfeito e com isso só ganhou espaço e conquistou você e eu.

Dessa vez esperamos que realmente seja, eu e você, você e eu. E ele. Desta vez, pra sempre.

Um beijo,
Vanessa.

"Coisas boas se vão para melhores poderem vir"

Querido coração 2.0


Querido coração, 

Você se lembra quando eu disse que um dia apareceria alguém que mudaria todo o nosso sentido, tanto meu quanto seu? Foi em Setembro, de 2012 especificamente, em um domingo. Provavelmente mais um de meus antigos domingos tristes e solitários. Pois é, eu encontrei esse alguém.

Bem que dizem que a gente nunca acha nada quando está procurando... Foi tão inesperado! Foi definitivamente em um momento da vida que eu não queria que ninguém chegasse perto de você, tão machucado de amores mal resolvidos. 

E aí surge esse alguém, todo especial, no lugar que eu mais gosto de ir e entra de uma forma na minha vida que não deu pra controlar. Você se lembra disso, pulava feito um coração bobo aqui no peito. Quando via o moço, já se estremecia todo, esperando que ele ficasse ao meu lado. E ele ficou.

Felizmente coraçãozinho, achei alguém pra cuidar de você, te manter sempre pulando de alegria, cheio de vitalidade, pulsando sangue para todo o meu corpo... Alguém que já cicatrizou todas as feridinhas e dores que você já sofreu, e não fará o mesmo, afinal ele sabe muito bem como deve cuidar de você. 

É meu bem, estamos felizes e protegidos agora. Eu e você, você e eu. E ele. Desta vez, pra sempre.

Um beijo,
Vanessa

Querido coração


Querido coração,

Eu sei como você está confuso em relação a tudo, e te asseguro: Pode ficar tranquilo que um dia eu encontro uma razão gigante para você bater o mais forte possível. E não vou te pegar de surpresa como ando fazendo, batendo forte por coisa que não vale a pena ou que a gente sabe que não vai te fazer bem. Acredite, eu sei bem o que você sente, afinal você é um pedacinho de mim! 


Um dia, meu querido, vai existir alguém que vai cuidar de mim e de você como a gente nunca viu e muito menos, sentiu. E esse alguém vai te fazer pulsar tão forte, que talvez você nem aguente algumas horas... Vai te inflar de alegria, te deixar confortável, e nunca (nunquinha!) vai te fazer mal. 


Você sabe que eu te protejo de todas as maneiras, né? Pode ser grosseria mas quando começa a mexer com você, já bloqueio logo de cara pra você não sofrer nenhum dano. 

Mas meu caro, eu preciso te deixar exposto ao mundo pra gente encontrar esse alguém. Eu sei que essa vida de band-aids para todos os lados não é fácil, mas acredite, esse alguém existe sim e vai cicatrizar cada feridinha que te deixa assim.
Confia em mim, coração!

Beijos,
Vanessa.

"Deixe o que te faz feliz chegar e revestir."

Quem é você?


Dia desses, nos meus passeios por sites desconhecidos, encontrei um artigo dizendo que a maioria das pessoas não mostram o que realmente são em suas redes sociais. Afinal, ninguém "normal" consegue ser 100% feliz ou amável diariamente. Nem otimista, com mensagens motivacionais de encher os olhos, e nem tão focado na dieta como demonstram.

Dei uma analisada breve em meu perfil do facebook, chequei minhas atualizações do instagram e concluí: Nem eu! Eu também não sou o que está lá, estampado para quem quiser ver. Percebi isso ao ver que ninguém saberia das minhas crises existenciais da TPM, das minhas brigas caseiras (que acontecem e se resolvem antes que alguém descubra), da barra de chocolate branco que eu devorei sozinha e escondida enquanto assistia aquele filme repetido e chato da Sessão da Tarde e nem dos meus questionamentos pelas espinhas que insistem em aparecer na véspera da festa.

Agora eu te pergunto: Eles precisam saber? As pessoas realmente deveriam saber tudo o que fazemos e como nos sentimos? Ou a rede social é nossa, e usamos ela como bem entender? Prefiro ficar com a última opção. Até porque se todos estão mal humorados ao meu redor, eu compartilho vídeos de cachorros fofinhos e isso já me faz rir feito boba. Ou se eu quero me motivar com a nova dieta, mesmo que eu não siga à risca, postei meu compromisso e me sentirei melhor em acreditar que, pelo menos, estou tentando.

Você, minha amiga ou meu amigo, não deve nada à ninguém. Você pode até postar sobre a faxina que fez no último final de semana ou que comeu comida estragada e teve dor de barriga, mas só se quiser. Se não, as pessoas continuarão achando que você estava apenas se embelezando o sábado todinho e melhor, que até emagreceu(também né?! hahaha!). E você? Senta na janelinha, deixa os cabelos ao vento, sorria e acene!

Ê saudade!


Tem hora que bate aquela saudade do que ainda nem aconteceu. Ou que nunca vai acontecer. Ou que já passou. Saudade de quando eu escutava música dos anos 60 na rádio. Dos fuscas, das estampas, dos micro-organismos dançando no ar quando o sol batia no travesseiro. Saudade dos cabelos, das bandas de garagem, do cheiro de laquê.

Saudade da minha barriga de grávida, com formato de bola de basquete. Do meu cabelo ondulado e comprido, que melhorou muito depois do bebê. Do apartamento novo, do cheiro de tinta nova na parede, das caixas embaladas, recheadas de sonhos e desejos.

Saudade da vitamina da Mônica que eu amava comer na infância, e talvez por isso ganhei uns 5kg. Das horas e horas em frente à TV, fazendo ginástica com as mini-novelas da TV Cultura durante o Rá-Tim-Bum. O Castelo, a fadinha, o máscara, o egípcio... Saudades do Aerokids que mais parecia o paraíso da criançada, e eu achava que nunca conseguiria escorregar em todos os tobogãs que tinham lá.


Ê saudade que alimenta. Nutre o corpo e a alma, trazendo experiência, mudanças e motivação. A saudade que viveu, vive ou ainda viverá dentro da gente pra sempre. Sem curativos, só sorrisos.